Os marinheiros de São Lourenço do Sul eram na sua maioria católicos. Portanto, devotos ardentes de Nossa Senhora dos Navegantes, a quem ergueram uma igreja, nas proximidades do porto pesqueiro. A igreja foi inaugurada no dia 02 de fevereiro de 1901 com a primeira festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A igreja construída apresenta uma arquitetura colonial portuguesa.
A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes que se encontra na igreja foi trazida pelo padre Augusto Gaustch em 1904 de Munique na Alemanha, pois a igreja realizava a festa da Padroeira e não possuía uma imagem grande da mesma.
A importância religiosa de Nossa Senhora dos Navegantes fez de seu dia 02 de fevereiro, a mais importante festa religiosa de São Lourenço do Sul, mantendo-se até o dia de hoje, superando a devoção a São Pedro, festa que começou na mesma igreja no dia 29 de junho de 1901 e a festa do padroeiro da cidade São Lourenço em seu dia 10 de agosto.
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é hoje um dos maiores eventos turísticos e a maior festa religiosa do Estado do Rio Grande do sul e do município de São Lourenço do Sul, festa esta que tem o poder de reunir milhares de pessoas que vem fazer seus pedidos e agradecimentos, acompanhando as Procissões Terrestre e Lacustre, aonde fazem oferendas a Rainha das Águas.
A festa de Nossa Senhora dos Navegantes cresceu, mas cresceu muito nos últimos anos, tornando-se assim a maior festa popular e religiosa. Com a quebra do porto em São Lourenço do Sul, restaram apenas as atividades pesqueiras, onde se investiu no turismo pela beleza das praias que são tranqüilas de água doce e por vezes salgadas, fez com que o município se desenvolvesse e com isso a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes cresceu juntamente com o município ao ser consagrado o maior evento turístico, onde por ocasião da festa, 02 de fevereiro, a cidade fica completamente lotada de turistas que vem prestar suas homenagens a Rainha do Mar.
A Festa de Navegantes é realizada a 198 anos no Estado do Rio Grande do Sul, começando na cidade de São José do Norte, onde a imagem da Santa foi trazida da Bahia em 1875. Em Porto Alegre é realizada a 135 anos, em Pelotas a 79 anos. Em são Lourenço do Sul, a festa é realizada a 110 anos, onde a imagem da Santa foi trazida de Munique , na Alemanha pelo padre Monsenhor Augusto Gautsch. A Igreja dos Navegantes de São Lourenço do Sul foi inaugurada com a primeira Festa dos Navegantes, realizada no dia 02 de fevereiro de 1901.
Antigamente a Festa era realizada na Igreja Matriz, quando a imagem da Santa saía de sua Igreja no dia 20 de janeiro em procissão a Igreja Matriz, onde lá era realizada a novena e a festa. A imagem da Santa só retornava a sua Igreja no dia 02 de fevereiro após a procissão lacustre. No ano de 1969 a Festa dos Navegantes passou a ser realizada na Igreja dos Navegantes, onde é realizada até hoje. Nos anos de 1999, 2000 e 2001 realizou-se a novena móvel, onde a imagem a Santa peregrinava todas as comunidade da paróquia, onde cada dia a novena era realizada em uma comunidade diferente, na Igreja dos Navegantes era realizada apenas a Missa Festiva, que a partir do ano de 2001 a Missa Festiva passou a ser campal, para melhor abrigar a todos os visitantes. No ano de 2002 a novena passou a realizar-se na Igreja dos Navegantes, onde esta deixou de ser móvel.
A novena realiza-se de 23 a31 de janeiro, com a participação de todas as comunidades da Paróquia São Lourenço e algumas Comunidades da Paróquia São João Batista da Reserva. A Grande Festa em Louvor a Rainha do Mar realiza-se no dia 02 de fevereiro com a Missa Festiva Campal às 10 horas e 30 minutos, animada pelo coral da comunidade. Ao meio dia é servido o almoço no salão da comunidade com churrasco, frango, saladas, caldo, peixe, doces e bebidas. A tarde a partir das 14 horas começa o baile no salão da comunidade e às 15 horas tem a saída da Grande Procissão Terrestre e Lacustre com a Imagem da Rainha das Águas, com grande participação de barcos enfeitados com bandeirinhas azuis e brancas. Após a chegada da Procissão, os fiéis depositam flores e oferendas a Nossa Senhora dos Navegantes na Igreja e começa o baile que se estende até a noite.
A Festa é realizada pela Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes que conta com a participação dos casais festeiros que trabalham junto com a coordenação da comunidade para o sucesso da mesma. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é muito movimentada, onde reúne milhares de fiéis de diferentes municípios do Rio Grande do Sul, de outros estados e países, que vem a São Lourenço prestar sua homenagem a Rainha do Mar.
FESTEIROS DA FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
1901 – Inauguração da Igreja e Primeira Festa
·1933 – Graculiano e Josefina Reyné
·1934 – João Martins de Freitas e Geny Martins Passos
·1952 – José Gutardo Ferreira e Laudelina Ferreira
·1956 – Almiro Nunes da Silva e Carmem Pontes da Silva
·1957 – Gabriel de Sá Britto e Rosa Almeida de Sá Britto
·1959 – André Ary Teixeira e Ondina Teixeira
·1962 – Varidiano e Ernestina Pontes
·1968 – Rodolfo Egberto Grellert e Carmem Cunha Grellert
·1969 – Hélmio Teixeira e Loa Teixeira
·1975 – Alceu e Elza Cunha
·1978 – Alberto e Cely Ferreira
·1980 – Edegar e Maria Viana
·1983 – Cleto e Serafina Ferreira
·1984 – Alberto e Cely Ferreira
·1985 – Antônio e Celoy da Silva
·1988 – Francisco de Paula e Maria Eliza Nunes
·1989 – José Júlio e Teresinha Irani Almeida
·1990 – Fidelis e Marlene Borges
Antônio e Vandira Pontes
·1992 – Gerson e Estela Ribeiro
·1993 – Eduardo e Rosimeri Alves
·1994 – Divino e Andréia Freitas
·1995 – Aires Francisco e Vera Lúcia Macedo
·1996 – Erni Neutzling Scheid e Ceni Peglow Scheid
Alcino Alves Machado e Josefina de Freitas Machado
Fidelis Valadão Borges e Marlene Machado Borges
·1997 – Jair e Núbia Roveré
Eduardo e Rosimeri Roveré
·1998 – Rui Carlos e Jane Mariza Silva da Silva
João e Eloí Roveré
·1999 – Dilmar e Joice dos Santos Luís
Gilmar e Lizete da Silva
·2000 – Demócrito e Noeli Saraiva
Soly e Vera Soares
·2001 – Claudionei e Marlijane Almeida
João Fernando e Sedoni Pereira
·2002 – Luiz Cláudio e Raquel Sabino
Paulo Rogério e Antonela de Sá Britto
·2003 – Vanderlei Lopes da Silva e Anelci de Sá Britto as Silva
·2004 – Valmir Ubiratan Pereira e Lia Timm pereira
·2005 – Fabiano Junqueira Gheling e Aline Scheider
Carlos Henrique Menezes Boeira e Ana Lucia Bundyra
·2006 – João Antônio e Geni Galvam
Nilton Roberto e Ângela Maria Machado
Alípio Alberto Machado e Ceni Wasckow
·2007 – Rafael de Sá Britto Saraiva e Vanessa Galvam
Denir e Gessi da Silva
Francisco de Paula e Maria Eliza Nunes
·2008 – Rafael de Sá Britto Saraiva
Fabiane Silva da Silva
Gilberto da Silva Bauer
Edilamara Lopes Ferreira
·2009 – Lizete Basgalupe Gonçalves
Rosa Maria Moraes Roveré
Rose Roveré Lopes
·2010 – Maciel e Teodózia Peppeler
Luís e Sandra Tavares
·2011 – Juarez Freitas e Noeli Klumb
Francisco e Cleusa Almeida
Observação: Tanto nas Festas de Nossa Senhora dos Navegantes como nas Festas de São Pedro tem alguns anos que não aparecem os nomes dos festeiros, pois os mesmos não foram encontrados, mas sabe-se que desde a 1ª edição de ambas as festas sempre houve festeiros.
A Festa de São Pedro é uma das festas mais antigas do Município, onde teve início em 29/06/1901. Esta Festa sempre foi realizada pela Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, sempre no dia 29 de junho, dia dedicado a São Pedro até que este dia deixou de ser feriado, depois desse acontecimento as Festas de São Pedro acontecem entre os dias 28 de junho e 04 de julho, sendo que esses dias devam ser domingo.
São Pedro é o Padroeiro do Rio Grande do Sul e dos pescadores, por isso essa devoção tão forte a este santo em nossa comunidade, onde a mesma se localiza na praia, próxima ao porto pesqueiro.
A Festa de São Pedro é semelhante à Festa dos Navegantes, onde na programação realiza-se o tríduo, que antecede a festa. Até o ano de 1993 realizavam-se bailes após cada noite do tríduo no salão da comunidade, onde na primeira noite do tríduo era realizado um jantar dançante com a apresentação dos festeiros e rainha da festa. Hoje esses bailes não acontecem mais apenas às missas da novena com uma confraternização após cada missa.
Até o ano de 1969 a Procissão da Festa de São Pedro era apenas Terrestre, a partir do ano de 1970 é que se passou a realizar-se a Procissão Lacustre. Nos anos de 2001 e 2002 retirou-se a Procissão Lacustre novamente, mas em 2003 os Festeiros começaram a realizá-la novamente como acontece até o dia de hoje.
Durante a realização do tríduo a Festa de São Pedro envolve todas as comunidades da Paróquia de São Lourenço.
A Festa de São tem início com a Missa Festiva animada pelo coral da comunidade, onde acontece a escolha dos novos casais festeiros e rainha para a festa do próximo ano após acontece o almoço no salão da comunidade, às 15 horas tem a saída da Procissão Terrestre e Lacustre com as Imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, onde vários barcos decorados com bandeirinhas vermelhas e brancas prestam sua homenagem a São Pedro. Após a chegada da Procissão acontece o baile que se estende até a noite.
A Festa de São Pedro é realizada pela Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes que conta com a participação dos casais festeiros que trabalham junto com a coordenação da comunidade para o sucesso da mesma. A Festa de São Pedro é muito movimentada, onde reúne centenas de fiéisque vem prestar sua homenagem a São Pedro.
FESTEIROS DA FESTA DE SÃO PEDRO
·1901 – Primeira Festa
·1948 – José Gutardo e Laudelina Ferreira
·1952 – Leonardo jacinto e Maria Conceição Pontes
·1958 – João Jacinto e Maria Antônia Medeiros
·1961 – Osmar Jacinto e Eva Herondina Medeiros
·1989 – João e Eloí Roveré
·1991 – Francilisio e Vanderléia dos Santos
·1992 – Carlos Osnair Pontes e Dilce Pontes
·1993 – Edsno e Nilza Silva da Silva
·1994 – Alamar e Celina Roveré
·1995 – João Carlos e Leila da Silva
·1996 – Maciel e Teodózia Peppeler
·1997 – Breno e Dilza Corvelo
·1998 – Paulo Rogério e Antonela de Sá Britto
·1999 – Paulo Gilberto e Lia da Rocha
·2000 – Rivelino e Ângela Maria Luis
·2001 – Rui Carlos e Jane Mariza Silva da Silva
·2002 – Alexandre e Fabiane Brochado
·2003 – Rafael de Sá Britto Saraiva e Vanderléia Silva da Silva
·2004 – Gelci Antônio Pereira e Lucia Helena Pereira
·2005 – José Francisco e Maria Cláudia Amaral
·2006 – Luis e Sandra Tavares
·2007 – João Augusto e Lilia Vieira
Jairo Freitas e Cláudia Regina Fredes
·2008 – Leida Martins Lopes
Lenira Martins Rodrigues
Lorena Martins da Silva
Lenise Martins da Silva
Liane Freitas Mesquita
·2009 – Rafael de Sá Britto Saraiva e Loiva dos Santos Araújo
Gilberto da Silva Baurer e Edilamara Lopes Ferreira
A Paróquia São Lourenço, situada na cidade de São Lourenço do Sul - RS foi fundada aos 20 dias do mês de novembro de 1876, por provisão episcopal de Dom Sebastião Dias Laranjeira, então Bispo do Rio Grande do Sul. O teor dessa provisão é o seguinte: Dom Sebastião Dias Laranjeira, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo do Rio Grande do Sul, Prelado Assistente ao Sólido Pontifício, do Conselho de S. M. o Imperador. Aos que apresenta prvisão virem saúde e bênção. Fazemos saber que atendendo ao bem espiritual dos habitantes da povoação de São Lourenço, a margem direita da Laguna dos Patos, havemos por bem criar a categoria de Freguesia a mencionada povoação com a mesma invocação a qual terá por limites os marcados na lei provincial nº 1031 de 29 de abril do mesmo ano, pela forma seguinte: a freguesia de Boqueirão se limitará com ade São Lourenço por uma linha que aprtindo do passo da ponte do Arroio Corrientes, seguirá pela estrada geral até encontrar uma curva formada pelo arroio São Lourenço e que ficou em frente ao passo do Laureano; e dai continuará pela estrada geral passando pelo passo de Santa Isabel a encontrar o rio Camaquã; e com a de Santo Antônio da Boa Vista com as antigas divisas destas. A partir desta data a Paróquia São Lourenço, organizou-se procurando acompanhar as orientações da Igreja. Foi organizando-se em Comunidades Eclesiais de Base.
Em 02 de fevereiro de 1900 é inaugurada a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, próximo ao Porto pesqueiro, no bairro Navegantes.
Em 1935 é inaugurada a Igreja Matriz de São Lourenço do Sul.
Em 13 de abril de 1968 no bairro Lomba é inaugurada a sede da Comunidade Nossa Senhora de Fátima - rua Santa Cruz, 287.
Em 09 de outubro de 1969, é fundada a Comunidade São José, situada na Avenida Coronel Nonô Centeno, 1627.
Em 14 de março de 1971, na localidade de Prado Novo (5º Distrito) é fundada a Comunidade Nossa Senhora do Rosário.
Em 27 de novembro de 1975 é fundada a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, situada a Avenida Profª Izolina Passos, 1808 no bairro Barrinha.
No dia 26 de maio de 1978, é inaugurada a sede da Comunidade Nossa Senhora Medianeira, situada no bairro Medianeira, a rua Oswaldo Cruz, 212.
Em 02 de outubro de 1984 é fundada a Comunidade Santa Rita de Cássia, situada a rua Mariz e Barros, 448, no bairro Barrinha.
Em 20 de junho de 1993, é inaugurada a Comunidade Cristo Nossa Esperança, localizada no bairro Nova Esperança, rua Teodoro Porepp, 334.
Em 19 de abril de 1997, é fundado o Núcleo Santo Expedito, localizado no Passo dos Baios, 1º distrito.
Ainda integram aos cuidados pastoriais e espirituais as seguintes capelas com seus atendimentos normais:Comunidade Rainha da Paz - Residência das Irmãs de Nossa Senhora;Capela da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar;Capela do Lar de Idosos Santo Antônio;Capela Pe. José Herbst - Santa Casa de Misericórdia;Capela Menino Jesus de Praga - APAE.
Pastoriais e Movimentos da Paróquia São Lourenço:Pastoral da Criança;Pastoral da Saúde;Pastoral Afro;Pastoral da Caridade Social;Pastoral do Batismo;Apostolado da Oração;Casa Fraterna Maria Auxiliadora;Catequese (crianças e adultos);Renovação Carismática Católica;Cenáculo de Maria;Movimento de Cursilho de Cristandade;Movimento Familiar Cristão.
Sacerdotes que atuaram na Paróquia São Lourenço:Pe. Domingos Gallésio; Pe. José Calvo de Quintero;Pe. Inácio da Costa;Pe. Elysio Adanjar;Pe. José Maria Sola; Pe. Luiz Centini; Pe. Francisco Corsosini; Pe. Eugenio Steinhart; Pe. Anselmo de Souza;Pe. Francisco Heffel;Pe. Carlos Becker; Pe. José Vargas;Pe. Adalberto Hebb;Pe. José Berwanger;Pe. Francisco Goeser;Pe. José Petry;Pe. Frederico Raabe;Pe. Augusto Gautsch; Pe. Matias Ganzwit; Pe. Tiago Alles;Pe. Augusto Pomp;Pe. Humberto Stimermann;Pe. José Hornug;Pe. Maximiliano Strauss;Pe. José Herbst;Pe. João Pozzolo;Pe. Vitor Mallmann; Pe. Leo Seger;Pe. Guerino Gonzato;Pe. Florencio Lunelli; Pe. Elpidio Soares Pelegeiro.