domingo, 19 de setembro de 2010

Histórico Festa de Nossa Senhora dos Navegantes


A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é hoje um dos maiores eventos turísticos e a maior festa religiosa do Estado do Rio Grande do sul e do município de São Lourenço do Sul, festa esta que tem o poder de reunir milhares de pessoas que vem fazer seus pedidos e agradecimentos, acompanhando as Procissões Terrestre e Lacustre, aonde fazem oferendas a Rainha das Águas.

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes cresceu, mas cresceu muito nos últimos anos, tornando-se assim a maior festa popular e religiosa. Com a quebra do porto em São Lourenço do Sul, restaram apenas as atividades pesqueiras, onde se investiu no turismo pela beleza das praias que são tranqüilas de água doce e por vezes salgadas, fez com que o município se desenvolvesse e com isso a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes cresceu juntamente com o município ao ser consagrado o maior evento turístico, onde por ocasião da festa, 02 de fevereiro, a cidade fica completamente lotada de turistas que vem prestar suas homenagens a Rainha do Mar.

A Festa de Navegantes é realizada a 198 anos no Estado do Rio Grande do Sul, começando na cidade de São José do Norte, onde a imagem da Santa foi trazida da Bahia em 1875. Em Porto Alegre é realizada a 135 anos, em Pelotas a 79 anos. Em são Lourenço do Sul, a festa é realizada a 110 anos, onde a imagem da Santa foi trazida de Munique , na Alemanha pelo padre Monsenhor Augusto Gautsch. A Igreja dos Navegantes de São Lourenço do Sul foi inaugurada com a primeira Festa dos Navegantes, realizada no dia 02 de fevereiro de 1901.

Antigamente a Festa era realizada na Igreja Matriz, quando a imagem da Santa saía de sua Igreja no dia 20 de janeiro em procissão a Igreja Matriz, onde lá era realizada a novena e a festa. A imagem da Santa só retornava a sua Igreja no dia 02 de fevereiro após a procissão lacustre. No ano de 1969 a Festa dos Navegantes passou a ser realizada na Igreja dos Navegantes, onde é realizada até hoje. Nos anos de 1999, 2000 e 2001 realizou-se a novena móvel, onde a imagem a Santa peregrinava todas as comunidade da paróquia, onde cada dia a novena era realizada em uma comunidade diferente, na Igreja dos Navegantes era realizada apenas a Missa Festiva, que a partir do ano de 2001 a Missa Festiva passou a ser campal, para melhor abrigar a todos os visitantes. No ano de 2002 a novena passou a realizar-se na Igreja dos Navegantes, onde esta deixou de ser móvel.

A novena realiza-se de 23 a31 de janeiro, com a participação de todas as comunidades da Paróquia São Lourenço e algumas Comunidades da Paróquia São João Batista da Reserva. A Grande Festa em Louvor a Rainha do Mar realiza-se no dia 02 de fevereiro com a Missa Festiva Campal às 10 horas e 30 minutos, animada pelo coral da comunidade. Ao meio dia é servido o almoço no salão da comunidade com churrasco, frango, saladas, caldo, peixe, doces e bebidas. A tarde a partir das 14 horas começa o baile no salão da comunidade e às 15 horas tem a saída da Grande Procissão Terrestre e Lacustre com a Imagem da Rainha das Águas, com grande participação de barcos enfeitados com bandeirinhas azuis e brancas. Após a chegada da Procissão, os fiéis depositam flores e oferendas a Nossa Senhora dos Navegantes na Igreja e começa o baile que se estende até a noite.

A Festa é realizada pela Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes que conta com a participação dos casais festeiros que trabalham junto com a coordenação da comunidade para o sucesso da mesma. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é muito movimentada, onde reúne milhares de fiéis de diferentes municípios do Rio Grande do Sul, de outros estados e países, que vem a São Lourenço prestar sua homenagem a Rainha do Mar.

FESTEIROS DA FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

1901 – Inauguração da Igreja e Primeira Festa

· 1933 – Graculiano e Josefina Reyné

· 1934 – João Martins de Freitas e Geny Martins Passos

· 1952 – José Gutardo Ferreira e Laudelina Ferreira

· 1956 – Almiro Nunes da Silva e Carmem Pontes da Silva

· 1957 – Gabriel de Sá Britto e Rosa Almeida de Sá Britto

· 1959 – André Ary Teixeira e Ondina Teixeira

· 1962 – Varidiano e Ernestina Pontes

· 1968 – Rodolfo Egberto Grellert e Carmem Cunha Grellert

· 1969 – Hélmio Teixeira e Loa Teixeira

· 1975 – Alceu e Elza Cunha

· 1978 – Alberto e Cely Ferreira

· 1980 – Edegar e Maria Viana

· 1983 – Cleto e Serafina Ferreira

· 1984 – Alberto e Cely Ferreira

· 1985 – Antônio e Celoy da Silva

· 1988 – Francisco de Paula e Maria Eliza Nunes

· 1989 – José Júlio e Teresinha Irani Almeida

· 1990 – Fidelis e Marlene Borges

Antônio e Vandira Pontes

· 1992 – Gerson e Estela Ribeiro

· 1993 – Eduardo e Rosimeri Alves

· 1994 – Divino e Andréia Freitas

· 1995 – Aires Francisco e Vera Lúcia Macedo

· 1996 – Erni Neutzling Scheid e Ceni Peglow Scheid

Alcino Alves Machado e Josefina de Freitas Machado

Fidelis Valadão Borges e Marlene Machado Borges

· 1997 – Jair e Núbia Roveré

Eduardo e Rosimeri Roveré

· 1998 – Rui Carlos e Jane Mariza Silva da Silva

João e Eloí Roveré

· 1999 – Dilmar e Joice dos Santos Luís

Gilmar e Lizete da Silva

· 2000 – Demócrito e Noeli Saraiva

Soly e Vera Soares

· 2001 – Claudionei e Marlijane Almeida

João Fernando e Sedoni Pereira

· 2002 – Luiz Cláudio e Raquel Sabino

Paulo Rogério e Antonela de Sá Britto

· 2003 – Vanderlei Lopes da Silva e Anelci de Sá Britto as Silva

· 2004 – Valmir Ubiratan Pereira e Lia Timm pereira

· 2005 – Fabiano Junqueira Gheling e Aline Scheider

Carlos Henrique Menezes Boeira e Ana Lucia Bundyra

· 2006 – João Antônio e Geni Galvam

Nilton Roberto e Ângela Maria Machado

Alípio Alberto Machado e Ceni Wasckow

· 2007 – Rafael de Sá Britto Saraiva e Vanessa Galvam

Denir e Gessi da Silva

Francisco de Paula e Maria Eliza Nunes

· 2008 – Rafael de Sá Britto Saraiva

Fabiane Silva da Silva

Gilberto da Silva Bauer

Edilamara Lopes Ferreira

· 2009 – Lizete Basgalupe Gonçalves

Rosa Maria Moraes Roveré

Rose Roveré Lopes

· 2010 – Maciel e Teodózia Peppeler

Luís e Sandra Tavares

· 2011 – Juarez Freitas e Noeli Klumb

Francisco e Cleusa Almeida

Observação: Tanto nas Festas de Nossa Senhora dos Navegantes como nas Festas de São Pedro tem alguns anos que não aparecem os nomes dos festeiros, pois os mesmos não foram encontrados, mas sabe-se que desde a 1ª edição de ambas as festas sempre houve festeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário