Aconteceu no dia 22 de agosto na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Piratini, o encontro de catequistas da Diocese de Pelotas.
O Objetivo do encontro foi celebrar o dia do catequista, aprofundar o tema “Catequese e Vocação”, à luz da Palavra de Deus, que nos chama e envia para a missão. O encontro teve início 9h, com celebração eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto Bergam e pelos Padres Darvan da Rosa e Eneias Carniel. Após a celebração o encontro teve continuidade no CTG 20 de Setembro. Da Paróquia São Lourenço participaram do encontro catequistas das Comunidades Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora Medianeira.
Catequistas de São Lourenço
Missa de abertura do encontro celebrada Por Dom Jacinto
Seminarista Waldeir e Padre Darvan, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Encontro após celebração Eucarística teve continuidade no CTG 20 de Setembro
Procissão de Entrada do encontro no CTG
Pe. Eneias, Coordenador da Comunidade N Sra dos Navegantes e Seminaristas
Pe. Darvan, Coordenador da Comunidade N Sra dos Navegantes, Catequista da Comunidade e Seminaristas de Pelotas
Maria é a mulher feliz da fé, porque escolhida para cooperar ativamente na salvação dos homens. Ao ser saudada por Isabel, proclama Deus misericordioso, que exalta os pobres e pequeninos em fetrimento dos ricos e poderosos.
A Igreja celebra em Nossa Senhora a realização do mistério Pascal. Sendo Maria a cheia de graça, sem sombra alguma de pecado, quis o Pai associá-la a ressurreição de Jesus.
Maria glorificada na Assunção, é criatura que atingiu a plenitude humana na salvação. Para o cristão, a ressurreição é a etapa conclusiva da salvação. Neste sentido, Maria elevada ao céu é imagem e modelo da criatura plenamente salva, liberta e realizada.
Nosso destino é um novo céu, uma nova etapa na terra que se verifica nas realidades terrestres, na luta pela libertação do homem das Escrituras de tudo aquilo que no plano de Deus não entra.
Com Grande festa e alegria a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes celebrou a Assunção de Nossa Senhora em Missa animada pela Catequese de 1ª Etapa do catequista Rafael.
Nossa Senhora dos Navegantes, nossa Padroeira, Mãe e Rainha abençoai-nos!!!!
Dia 14 de agosto - Sábado 18 horas - Celebração na Comunidade Cristo Nossa Esperança 19 horas - Missa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima 19 horas - Celebração na Comunidade Nossa Senhora Medianeira 20 horas - Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Dia 15 de agosto - Domingo 08 horas - Missa na Comunidade São José 09 horas e 30 minutos - Missa na Comunidade da Matriz 19 horas - Missa na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes 19 horas e 30 munutos - Celebração na Comunidade Santa Rita de Cássia
Dia 17 de agosto - Terça-feira 17 horas - Missa na Capela da Santa Casa
Dia 18 de agosto - Quarta-feira 18 horas e30 minutos - Missa na Comunidade Rainha da Paz
Dia 19 de agosto - Quinta-feira 19 horas - Missa no Núcleo Santo Expedito 19 horas - Celebração na Comunidade da Matriz
Este é um mês muito especial para a nossa Diocese de Pelotas. Construímos 100 anos de história que marca a fé de um povo. O cristianismo se faz presente nesta região fortalecendo as estruturas e os alicerces de uma sociedade que busca desenvolver-se em todas as áreas.
A Igreja Católica está de parabéns, pois, sustentou nestes 100 anos a presença do Cristo, que fala pela Palavra Proclamada e pelos Sacramentos doados a vida de nossa amada Igreja.
Temos muito a agradecer a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, pelos bispos que estiveram conduzindo o rebanho nestes 100 anos de vida eclesial, como também agradecemos ao Senhor pelos nossos bispos presentes: Dom Jacinto - Bispo Diocesano - e Dom Jayme - nosso amado pai e pastor, hoje Bispo Emérito -. Somos gratos a Deus por todos os presbíteros, diáconos, religiosos e leigos que dão sabor a vida de nossa Igreja diocesana de Pelotas.
É bendito e Santo o nome do Senhor que semeou, através de homens e mulheres, a fé nesta região, e nestes 100 anos, e principalmente em nossa Comunidade que este ano completou 110 anos, e colhe os frutos saborosos de um Evangelho bem anunciado e uma visão do Reino do Céus que queremos alcançar.
Queremos confirmar nosso propósito de fé e nosso desejo de ser uma Igreja de mais COMPROMISSO, EUCARISTIA e MISSÃO. Que Nossa Senhora da Assunção nos ajude a concretizar este propósito. Amém.
Hoje dia 09/08 a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, fez o encerramento da novena em preparação a Festa de São Lourenço que acontece amanhã. O coral da Comunidade fez uma belíssima animação litúrgica, onde foi aplaudido e muito cumprimentado pelas pessoas presentes na novena.
Igreja Matriz
São Lourenço rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
Coral da Comunidade N Sra dos Navegantes
Comentário da novena
Missa celebrada pelos padres Jorge de Caçapava do Sul, JJ de Canguçu e Elpídio
Coral da Comunidade com os Padres Jorge, JJ e Elpídio
A Paróquia São Lourenço se prepara para homenagear seu padroeiro, na terça-feira, dia 10 de agosto. Está acontecendo desde o dia 1º/08 a novena preparatória que se encerra amanhã dia 09/08. Nossa Comunidade ( N Sra dos Navegantes) encerra amanhã a novena preparatória.
Dia 10 de agosto 10 horas e 30 minutos: Missa Festiva 12 horas Almço no salão da Comunidade À tarde festejos populares
HINO A SÃO LOURENÇO 1 - São Lourenço desde a infância, a virtude praticou. Nele cheio de confiança, Sisto Papa o colocou, entre os diáconos um dos primeiros para o culto bem cuidar. Conservar todo dinheiro para os pobres ajudar. REF: Oh São Lourenço, o nosso Padroeiro, o vencedor do fogo e mais tormentos. Alcança-nos de Deus o puro amor. Por teu sugrágio e merecimentos, procura-nos da salavação os meio. Extingue em nós das vis paixões, o ardor. 2 - Vendo Sisto pendurado, como Cristo numa cruz, não podendo acompanhá-lo, sua pena assim traduz. Santo Padre, sem ministro, ide vos sacrificar, que fiz eu pra ser indigno de servi-lo ao altar. 3 - Não te aflijas, ó meu filho, pois não penso em te deixar, mais penoso éo martírio que o céu quer te revelar. Antes do terceiro dia, em que tu hás de me seguir. Dentre os padre vai da Igreja, os tesouros repartir.
Oração a São Lourenço
Onipotente Deus, que ao vosso bem aventurado mártir SãoLourenço e destes forças para triunfar sobre as chamas e os seus tormentos, concedei-me que se extingam em mim as chamas de toda a sorte.
Intercedei ó glorioso e corajoso mártir, que mesmo na hora da morte zombaste do vosso carrasco, para que Deus acolha as minhas súplicas, eu que me vejo atormentado e ameaçado pelo fogo do inferno .
Reparti comigo vossa coragem para enfrentar os tiranos, vossa lucidez para encarar os perigos e vossa fé para depositar em Deus vossa vida e vossa alma. Atendei Senhor minha súplica , através da bondosa intercessão do corajoso mártir São Lourenço
Por Cristo, Nosso Senhor, que convosco vive e reina, Amem.!
São Lourenço sofreu o martírio durante a perseguição de Valeriano, em 258. Era o primeiro dos sete diáconos da Igreja romana. A sua função era muito importante o que fazia com que, depois do Papa, fosse o primeiro responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono, São Lourenço tinha o encargo de assistir o papa nas celebrações; administrava os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas. Foi executado quatro dias depois da morte de Sisto II e de seus companheiros.
O seu culto remonta ao século IV.
Preso, foi intimado a comparecer diante do prefeito Cornelius Saecularis, a fim de prestar contas dos bens e das riquezas que a Igreja possuía. Pediu, então, um prazo para fazê-lo, dizendo que tudo entregaria. Confessou que a Igreja era muito rica e que a sua riqueza ultrapassava a do imperador. Foram-lhe concedidos três dias. São Lourenço reuniu os cegos, os coxos, os aleijados, toda sorte de enfermos, crianças e velhos. Anotou-lhes os nomes ... Indignado, o governador concedeu-o a um suplício especialmente cruel: amarrado sobre uma grelha, foi assado vivo e lentamente. No meio dos tormentos mais atrozes, ele conservou o seu "bom humor cristão". Dizia ao carrasco: "Vira-me, que deste lado já está bem assado ... Agora está bom, está bem assado. Podes comer!..."
Roma cristã venera o hispano Lourenço com a mesma veneração e respeito com que honra os primeiros apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estêvão em Jerusalém, foi São Lourenço em Roma.
Nossa Comunidade já está dando os primeiros passos para a 111ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Ainda estamos em fase de planejamento, pensando, para que assim possamos realizar uma grande Festa em homenagem a Nossa Padroeira, a Rainha do Mar.A 111ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes inicia no dia 23 de janeiro de 2011 às 19 horas e 30 minutos com a Procissão de Abertura da Festa, onde iremos conduzir a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes a sua Igreja e assim abrindo a novena preparatória. A Procissão tem início em frente ao restaurante Terrasse Schulz na praia em direção a Igreja. A Novena Preparatória acontece de 23 a 31 de janeiro às 20 horas na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.
Missa Campal reúne uma multidão de fiéis
Procissão Terrestre tem grande participação de fiéis
Multidão na margem do arroio na Procissão Fluvial/Lacustre
Porcissão Lacustre o ponto alto da Festa, onde reúne várias embarcações e fiéis na Lagoa
Aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de julho em Porto Alegre o 40º Canto Litúrgico Pastoral, no Centro Arquidicesano de Pastoral. Neste encontro estiveram reunidas todas as dioceses de nosso Estado, procurando assim aprender e melhorar o canto e a liturgia de nossas comunidades, para que assim possamos melhorar nossos encontros em nossas comunidades.A Programação foi a seguinte:
Dia 29 - 14h às 18h Canto Pastoral: Discipulado e Missionariedade Ass: Frei Luis Turra, ocap
Dia 30 - 8h às 18h
Música Litúrgica - partes fixas
Ass: Pe. José Carlos Sala
Dia 31 - 8h às 11h
Oficinas: - Instrumentistas (teclado e violão)
- Salmos
- Refrões orantes
- Técnica vocal
11h - Celebração de encerramento
Da diocese de Pelotas e Paróquia São Lourenço foram as seguintes pessoas: Rafael de Sá Britto Saraiva, Geni da Silveira Galvam, Claúdio Renato Garcia e Irmã Daniela. Durante o trajeto foram feitas visitas as Igrejas Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro.