sábado, 30 de abril de 2011
Semana Santa
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Abertura da Festa de São Pedro
Dia 07/05 - 19h - Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Dia 21/05 - 19h - Comunidade Nossa Senhora Medianeira
Dia 28/05 - 18h - Comunidade Cristo Nossa Esperança
Dia 05/06 - 19:30h - Comunidade Santa Rita de Cássia
Dia 12/06 - 08h - Comunidade São José
Dia 19/06 - 09:30h - Comunidade Matriz
Dia 25/06 - 20h - Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Dia 29/06 - 19h - Retorno da Imagem para a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e início do Tríduo em preparação a Grande Festa do dia 03 de julho.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
São Lourenço do Sul comemora 127 anos
A origem de São Lourenço do Sul remonta ao final do século XVIII, quando a Coroa Portuguesa distribuiu sesmarias aos militares luso-açorianos que lutaram contra os espanhóis.
Aqui se estabeleceram, então, grandes latifúndios de exploração pecuária - as estâncias ou fazendas em cujas sedes foram construídas capelas em homenagem aos santos de devoção das famílias.
Em 1807, moradores da Fazenda do Boqueirão exigiram a capela consagrada a Nossa Senhora da Conceição e, em 1815, foi iniciada a construção de uma capela devotada a São Lourenço na estância com o seu nome, e em 02 de fevereiro de 1900 foi inaugurada a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes com a 1ª Festa em homenagem a Rainha das Águas.
Por decreto de D. Pedro I, a Fazenda do Boqueirão foi elevada a Freguesia em 1830, quando se desmembrou da Vila de Rio Grande e se incorporou à Vila de São Francisco de Paula (atual cidade de Pelotas).
Em 1850, o Coronel José Antônio de Oliveira Guimarães doou parte da Fazenda São Lourenço, situada na margem esquerda do rio, para uma nova povoação. Ele também em 1858, firmou contrato comercial com o prussiano Jacob Rheingantz, para a criação da Colônia São Lourenço, o que deu origem a colonização alemã e predominantemente pomerana na região. Rheingantz foi diretor da colônia até 1877, quando faleceu, tendo sido substituído pelo seu genro, Barão Kurt August Adolf von Steinberg que a dirigiu até 1890.
O pequeno porto junto ao rio São Lourenço, que já servira à esquadra comandada por Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, passou a ser um dos mais importantes portos de veleiros mercantes do sul do Brasil, contribuindo para o progresso da Colônia São Lourenço que se transformou em uma potência agrícola - a maior produtora de batata da América do Sul durante o século XIX e parte do século XX.
Em 26 de abril de 1884, a Freguesia de Boqueirão foi promovida à categoria de Vila, separando-se de Pelotas.
Graças ao crescimento do porto junto ao rio São Lourenço e ao fortalecimento do comércio, inclusive de exportação principalmente dos produtos agrícolas provenientes da Colônia São Lourenço, em 15 de fevereiro de 1890, a Freguesia de São Lourenço foi promovida à categoria de Vila, reunindo as freguesias de Boqueirão e São João da Reserva.
Em 31 de março de 1938, a Vila de São Lourenço tornou-se cidade, verificando-se acentuado progresso, uma vez que toda produção agrícola era comercializada devido à facilidade dos transportes aquáticos.
O município de São Lourenço do Sul comemorou nesta terça-feira (26) 127 anos de emancipação política.
Com a mensagem Acredite na vida, acredite em você e acredite em São Lourenço do Sul, a prefeitura iniciou uma ampla programação alusiva ao aniversário, que prossegue até 2 de maio.
O programa Cozinha Brasil Sesi vai estar presente até o dia 29 no período da manhã e à tarde, na praça central. Inscrições e informações podem ser obtidas na coordenadoria de Assistência Social.
Na sexta ocorre a segunda Conferência Regional do Idoso com palestras sobre os direitos e o acesso à Justiça. No sábado será inaugurada a revitalização da praça central e da pista de skate, a partir das 14h. Na ocasião haverá o circuito para skatistas locais e apresentação de bandas locais.
No dia 1º de maio será a vez do Domingo Cultural, às 14h, na praça central, com apresentações artísticas e teatrais, atividades recreativas, ações de saúde da Ecosul e mateada com a erva-mate Valério. Na próxima segunda será realizada uma sessão solene alusiva às comemorações do aniversário do município.
terça-feira, 26 de abril de 2011
38ª Festa de Nossa Senhora de Fátima
A Comunidade Nossa Senhora de Fátima convida a todo para as homenagens de sua Padroeira que conta com a seguinte programação:
Tríduo:
Dia 27 de abril
19 horas - Procissão Luminosa com saída da Praça Central
19:30 horas - Missa Crioula - Celebrante Pe. Elpídio Pelegeiro
Dia 28 de abril
19 horas - Animação Litúrgica: Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes - Celebrante Pe. Fabiano Xavier de Almeida
Dia 29 de abril
19 horas - Animação Liturgica: Comunidade da Matriz - Celebrante Pe. Irineu Zátera
Dia 1º de maio
10:30 horas - Missa Festiva
12 horas - Almoço no salão da Comunidade.
A treze de maio na cova da íria
No céu aparece a Virgem Maria.
REF. Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria
Há três pastorinhos cercada de luz
Visita a Maria, mãe de Jesus
A mãe vem pedir constante oração
Pois só de Jesus nos vem a salvação
Da agreste azinheira a Virgem falou
E aos três a senhora tranquilos deixou
Então da Senhora o nome indagaram
Do céu a mãe terna bem claro escutaram
Se o mundo quiserdes da guerra livrar
Fazei penitência de tanto pecar
A Virgem lhes manda o terço rezar
A fim de alcançarem da guerra o findar
Com estes cuidados a mãe amorosa
Do céu vem os filhos salvar carinhosa
terça-feira, 19 de abril de 2011
Mensagem ao Povo de Deus!
Vamos agradecer juntos a Deus pelo ato de confiança e apreço do Papa Bento XVI por ter criado a Província Eclesiástica de Pelotas, por ter elevado a nossa Diocese em Arquidiocese Metropolitana de Pelotas, por ter nomeado a mim, simples servo da Vinha do Senhor, como primeiro Arcebispo Metropolitano de Pelotas. Mais que mérito nosso, é pura gratuidade do nosso Deus Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.
Vamos acolher juntos o significado deste ato pontifício, que veio no contexto da recém celebração do Centenário da Diocese de Pelotas e no contexto do início da celebração do Bicentenário da Cidade de Pelotas, ela sendo a sede metropolitana da nova Província Eclesiástica. Qual é esse significado? Claramente é uma valorização da Igreja Católica na nossa região metade sul do Estado gaúcho; uma comprovação positiva de nossa caminhada eclesial conjunta como Interdiocesano do Regional Sul 3 da CNBB; um fortalecimeto dessa caminhada eclesial conjunta através do apoio jurídico-pastoral por parte do Vaticano enquanto representante da Igreja Universal; uma confiança na nossa potencialidade de batizados e batizadas na construção do Reino de Deus em nosso meio.
Vamos abraçar juntos, a responsabilidade que este ato pontifício nos incumbe, que é de construirmos mais e melhor a Igreja de Cristo em nossa região. Devemos com coragem assumir um compromisso maior com Jesus Cristo – Caminho certo, Verdade segura e Vida plena; devemos com alegria viver uma vida eucarística mais intensa de participação, de doação, de partilha e de graça; e devemos com vigor lançar-nos para uma missão mais audaz de evangelizar a “terra santa” que é nosso povo querido desta região.
Por fim, respondendo uma pergunta que está no ar: o que muda com a criação da Província e a elevação à Arquidiocese? Resposta: em si não muda muito, mas nos desafia a todos - a mim arcebispo, a nós presbíteros e diáconos, a nós relgiosos e religiosas, a nós lideranças pastorais e a nós batizados e batizadas - a prestarmos um maior serviço de unidade. Unidade como Província Eclesiástica e unidade como Arquidiocese. Agora mais ainda vale a máxima: fazer muito, é bom; fazer muito bem, é melhor; mas fazer juntos, é divino. Nós somos a Arquidiocese Metropolitana de Pelotas. Ela será grande se cada um e cada uma for grande!
Enviando a minha primeira bênção de Arcebispo Metropolitano, humildemente peço a oração de todos e todas, para que eu seja, dentro de minhas forças, sinal e promotor da unidade.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Papa cria Província Eclesiástica de Pelotas e nomeia Arcebispo
O Arcebispo Dom Jacinto Bergmann que foi nomeado o Primeiro Arcebispo Metropolitano de Pelotas comunicou na tarde de ontem que a Província Eclesiástica de Pelotas foi erigida, e a Diocese elevada a Arquidiocese Metropolitana de Pelotas. A ereção da Província Eclesiástica contitui-se num fato histórico e um marco para a cidade de Pelotas e para a nossa Igreja, que agora, tem mais poder de articular e somar forças. Este é um processo de reflexão e tomada de decisão que desenvolveu-se no Regional Sul 3 da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, já há algum tempo. Foram considerados aspectos geográficos, demográficos, sociais, culturais e pastorais.
A Província Eclesiástica de Pelotas tem como suas Dioceses Sufragâneas as cidades de Rio Grande e Bagé, e isto ocorre pelos traços comuns bem próprios da região da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul. Aqui há uma forte influência de origem açoriana; acentuada presença de origem africana; cultura própria de fronteira de país; uma religiosidade popular arraigada, mas com pouca consciência comunitária e cultura vocacional. Outro ponto importante é a caminhada comum bem alicerçada em termos pastorais com a realização de reuniões periódicas para discernimento e opção de ações comuns na dimensão da catequese, da liturgia e da caridade; as forças humanas e pastorais são partilhadas reciprocamente para a formação das pessoas batizadas, leigas; eventos como as Romarias das três Dioceses já são planejados juntos (Nossa Senhora de Guadalupe - Pelotas; Nossa Senhora de Fátima - Rio Grande; e Nossa Senhora Conquistadora - Bagé;) Entre muitos outros aspectos em comum que favoreceram esta formação. O desmembramento se fez necessário já que a única Província Eclesiástica de Porto Alegre abrangia 18 Dioceses do Rio Grande do Sul, sendo a maior Província do mundo. Agora ela está desmembrada em quatro Províncias. Porto Alegre; Pelotas; Passo Fundo e Santa Maria.
Na prática isto significa que as responsabilidades aumentam, "é sinal de nosso amadurecimento e nosso comprometimento com o povo de Deus Católico de nossa região metade sul do Estado", destacou Dom Jacinto. Ocorre agora uma maior soma de forças e prontidão para servir.
A Arquidiocese vai se expandir trabalhando e articulando para que haja mais compromisso, mais eucaristia, e mais missão, temas estes, que já vem sendo desenvolvidos desde 2010, ano do centenário.
O Arcebispo Dom Jacinto Bergmann participará da grande cerimônia universal de recepção do Pálio (Pallium - símbolo usado pelo Arcebispo) no Vaticano, dia 29 de junho de 2011 (Dia de São Pedro e São Paulo).
terça-feira, 12 de abril de 2011
Semana Santa
A Paróquia São Lourenço prepara-se para vivenciar com grande fé e devoção a Semana Santa. Abaixo os horários das celebrações nas Comunidades!
Dia 16 de abril:
16h - Missa na Comunidade Santo Expedito (Capão das Cinzas)
18h - Celebração na Comunidade Cristo Nossa Esperança
19h - Celebração na Comunidade Nossa Senhora de Fátima
19h - Missa na Comunidade Nossa Senhora Medianeira
20h - Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Dia 17 de abril
08h - Missa na Comunidade São José
09:30h - Missa na Comunidade Matriz
19h - Missa na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes
19:30h - Missa na Comunidade Santa Rita de Cássia
Dia 19 de abril
17h - Missa na Capela da Santa Casa 19h - Trezena de Santo Antônio na Comunidade Matriz
Dia 21 de abril: QUINTA -FEIRA SANTA
19h - Missa da Instituição da Eucaristia e Lava Pés.
Dia 22 de abril: SEXTA-FEIRA SANTA
15h - Celebração da Paixão de Cristo
Dia 23 de abril: SÁBADO DE ALELUIA
20h - Missa da Vigília Pascal e Bênção do Fogo Novo
Dia 24 de abril: DOMINGO DE PÁSCOA
08h - Missa na Comunidade São José
09:30h - Missa na Matriz
19h - Missa na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes
19:30h - Celebração na Comunidade Santa Rita de Cássia