quinta-feira, 14 de abril de 2011

Papa cria Província Eclesiástica de Pelotas e nomeia Arcebispo


O santo Padre Bento XVI cria no dia 13 de abril de 2011, Província Eclesiástica de Pelotas (Brasil) elevando-a Igreja Episcopal Metropolitana de Pelotas e atribuindo como dioceses sufragâneas as dioceses de Bagé e Rio Grande, até o momento pertencentes à Província Eclesiástica de Porto Alegre. O Santo Padre nomeou como primeiro arcebispo de Pelotas (Brasil), Sua Excelência Reverendíssima Dom Jacinto Bergmann, até agora Bispo de Pelotas.
O Arcebispo Dom Jacinto Bergmann que foi nomeado o Primeiro Arcebispo Metropolitano de Pelotas comunicou na tarde de ontem que a
Província Eclesiástica de Pelotas foi erigida, e a Diocese elevada a Arquidiocese Metropolitana de Pelotas. A ereção da Província Eclesiástica contitui-se num fato histórico e um marco para a cidade de Pelotas e para a nossa Igreja, que agora, tem mais poder de articular e somar forças. Este é um processo de reflexão e tomada de decisão que desenvolveu-se no Regional Sul 3 da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, já há algum tempo. Foram considerados aspectos geográficos, demográficos, sociais, culturais e pastorais.
A Província Eclesiástica de Pelotas tem como suas Dioceses Sufragâneas as cidades de Rio Grande e Bagé, e isto ocorre pelos traços comuns bem próprios da região da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul. Aqui há uma forte influência de origem açoriana; acentuada presença de origem africana; cultura própria de fronteira de país; uma religiosidade popular arraigada, mas com pouca consciência comunitária e cultura vocacional. Outro ponto importante é a caminhada comum bem alicerçada em termos pastorais com a realização de reuniões periódicas para discernimento e opção de ações comuns na dimensão da catequese, da liturgia e da caridade; as forças humanas e pastorais são partilhadas reciprocamente para a formação das pessoas batizadas, leigas; eventos como as Romarias das três Dioceses já são planejados juntos (Nossa Senhora de Guadalupe - Pelotas; Nossa Senhora de Fátima - Rio Grande; e Nossa Senhora Conquistadora - Bagé;) Entre muitos outros aspectos em comum que favoreceram esta formação. O desmembramento se fez necessário já que a única Província Eclesiástica de Porto Alegre abrangia 18 Dioceses do Rio Grande do Sul, sendo a maior Província do mundo. Agora ela está desmembrada em quatro Províncias. Porto Alegre; Pelotas; Passo Fundo e Santa Maria.
Na prática isto significa que as responsabilidades aumentam, "é sinal de nosso amadurecimento e nosso comprometimento com o povo de Deus Católico de nossa região metade sul do Estado", destacou Dom Jacinto. Ocorre agora uma maior soma de forças e prontidão para servir.
A Arquidiocese vai se expandir trabalhando e articulando para que haja mais compromisso, mais eucaristia, e mais missão, temas estes, que já vem sendo desenvolvidos desde 2010, ano do centenário.

O Arcebispo Dom Jacinto Bergmann participará da grande cerimônia universal de recepção do Pálio (
Pallium - símbolo usado pelo Arcebispo) no Vaticano, dia 29 de junho de 2011 (Dia de São Pedro e São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário